quinta-feira, 17 de julho de 2008

SDL Gfx no Visual C++ 6

Este pequeno tutorial é pra quem já tem algum conhecimento e o SDL instalado no VC6 e o usa, eu prefiro usar o CodeBlocks que é uma IDE bem melhor e vem com o Mingw32 mas para compatibilidade com muitos programas da net e portabilidade eu uso o VC6 porque muita gente dá suporte melhor a ele. Eu decidi criá-lo pois vi alguns pedidos de pessoas na net sobre suporte de como compilar a biblioteca pois não existem binários distribuidos pelo autor.

Como compilar a biblioteca SDL_gfx 2.0.17 com o visual c++ 6 (e talvez em outras versões do visual).

Primeiro crie um novo projeto do tipo Dinamic-Link library e de preferência coloque-o na pasta do source do SDL gfx, marque como projeto vazio.

Vá em configurações(settings) e na aba C/C++ e em debug e mude para Multitrheaded DLL(básico para uso do SDL com VC6).

Na aba link, adicione SDL.lib em General > Object/libraries e clique em ok para fechar a janela.

Na janela workspace clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto e selecione adicionar...(Add Files to Project) e então selecione todos os arquivos source e headers do SDL gfx e clique em ok.

Pronto! Agora você verá um monte de Warnings e alguns erros, com os warnings não precisa se preocupar, é só ignorar e os erros são todos sobre algum problema na formatação do texto(?) ou algo assim.

Eu resolvi os erros simplesmente redeclarando as variáveis que apresentaram erro no começo da função (elas estão declaradas pouco antes do primeiro uso mas isso causa algum erro estranho no compilador).

Agora é só pegar a DLL e jogar na pasta system do seu Windows, a lib na pasta lib do SDL( ou do compilador ) e os Headers copiar para a pasta include do SDL ou do compilador( eu prefido a do SDL pois não gosto de ficar modificando as pastas do compilador).

Se quiser compilar os testes( para ver o rotozoom funcionando ^^) eu recomendo que renomeie os arquivos source de .c para .cpp que elimina alguns erros.

É só isso! Pelo CodeBlocks é mais facil pois não aparecem erros( só warnings). Até a próxima.Como compilar a biblioteca SDL_gfx com o visual c++ 6 (e talvez

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