quinta-feira, 24 de julho de 2008

Configurando o SDL No Code::Blocks 8.02

Antes de começar a programar devemos escolher uma IDE e um sistema, como IDE eu gosto do Code::Blocks pois é ótima, free e já vem com o mingw32. Para quem é preso ao Wind@ws como eu esta é uma boa escolha por você não precisa se preocupar com mais nada, é só baixar, instalar e começar a programar.
Baixe a última versão estável do Code Blocks (que no meu caso foi a 8.02) que vem com o mingw (codeblocks-8.02mingw-setup.exe), instale normalmente.
Agora baixe a última versão do SDL (SDL-devel-1.2.13-mingw32.tar.gz)e descompacte para uma pasta no seu computador, eu preferi criar uma pasta chamada SDL no drive C: para colocar tudo relacionado a SDL nela, mas você que escolhe onde acham melhor. Na pasta do SDL descompactado tem várias outras pastas, você deve ir na bin e copiar o arquivo SDL.dll para a pasta system ou system32 do windows, fazendo isso você evita que os programas criados com SDL não iniciem por não encontrar a DLL. Agora um truque para funcionar no Code Blocks: vá na pasta include, depois em SDL e copie tudo, volte na pasta include e cole tudo, com isso o SDL encontra os Headers e você mantém a compatibilidade com códigos que os incluem com "SDL/Header.h".
Agora vamos ao Code Blocks, inicie o programa e na barra de menus clique em File > new > project que vai abrir uma janela com vários tipos de projeto, escolha SDL, escolha um nome e local para o projeto e clique em next, a próxima tela pergunta onde está localizado o SDL, como você não deve ter instalado( se seguiu o passo a passo do tuto) a variável "$(#sdl)" não existe, então você deve clicar em procurar que o Code Blocks vai abrir uma janela de edição de variáveis onde você pode dizer onde está o SDL, vá clicando em procurar e em objs coloque a pasta bin( eu acho que é essa) que está dentro da pasta descompactada do SDL, em include coloque a pasta include do mesmo local e em lib tambem a lib do SDL. Clique em fechar e agora clieque em next, finish e pronto. O Code Blocks cria um projeto que mostra o logo dele em uma janela. Compile este código e você terá seu primeiro programa em SDL funcionando. No próximo post estarei ensinando como configurar as bibliotecas auxiliares do SDL. Até a próxima!.

3 comentários:

  1. pqp ngm comenta ta foda amiguinho hauahuahuahua isso q da ficar roubando tutorials dos outros na net tsc tsc tsc tsc... vai trabalhar vagabundo! =P huhauahua

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  2. pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  3. Ningm merece o Anderson.kkkkkkkkkkkkkkkkk

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