sábado, 23 de julho de 2022

Aumentar a velocidade da Ram do Notebook Lenovo L340 Gaming

 Olá, Já faz um bom tempo que não utilizo esse blog e como gostaria de deixar registrado esse método de alterar uma opção que infelizmente a Lenovo configurou capando a performance desse notebook que me tomou duas semanas de pesquisa mas deu resultado.

    A Lenovo incluiu em algum modelo de algum país 4GB de ram ddr4 onboard que funciona a 2400MHz e com isso limitou a velocidade da Ram na bios para 2400´e colocou apenas um slot de ram porém todas as placas desse notebook que achei não possuem a memoria onboard e acabam funcionando em single-channel a 2400MHz, limitando muito a taxa de transferencia de memória.
    Infelizemente o processadores Core I5 e I7 modelo H de nona geração desses notebooks só funcinam com ram até 2666Mhz mas já é um upgrade comparando com 2400, então vale a pena a mudança apesar de ser pouca, seria melhor colocar a 3200MHz mas não sei se o overclock funcionaria.
    Primeiramente vamos aos detalhes, a opção que iremos alterar é a velocidade máxima da memória, não é uma opção de overclock e não altera nada no comportamento da memória, processador ou placa mãe como o processador suporta 2666, voce só precisa de uma memória tambem de 2666 ( a original da lenovo é 2666 mas é 8GB apenas).
    Softwares usado:

-- Insyde H2OUVE Link

    Primeiro descompacte o H2OUVE onde quiser e abra o programa H2OUVE-W-GUIx64.exe:
Clique em File >> Load Runtime:
OBS: Se o teclado parar de funcionar feche a tampa do notebook para entrar em sleep, abra, logue no windows de novo e continue.
Clique em Variable:


ATENÇÂO: Não faça nenhuma alteração a menos que saiba o que está fazendo, caso possua uma forma de fazer Backup da Bios original recomento que faça antes de qualquer alteração.
O campo que estamos procurando é o local onde a Bios salva as configurações, comparando as opções da bios com as variáveis encontrei o local SaSetup com o endereço 0x147 setado no valor default da Bios de 2400 ou 0x0960 em hexadecimal e como os bytes são salvos no formato Little Endian os dados procurados são:
    Endereço: 0x147
    Valor: 60 09
O que precisamos fazer é alterar esse valor para 2667 ou 0x0A6B em hexadecimal, convertido pra little endian temos 6B 0A


Agora é só reiniciar o computador e a nova velocidade da Ram estará configurada.

Espero que esse tutorial ajude quem ainda possui esse notebook e gostaria de um pouco mais de performance. Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário